Terça-feira, 15 DE Fevereiro 2011

Leões aguardam em jaulas em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, a sua ida para os Estados Unidos. A viagem para a América do Norte está marcada para esta quarta-feira (16). Uma organização internacional resgatou 25 leões no país vizinho, a maioria deles de circos. Segundo a entidade, eles viviam em condições miseráveis. O governo local criou uma lei proibindo animais em apresentações públicas.

publicado por Lugar dos Animais às 19:10
Domingo, 13 DE Fevereiro 2011

Leões brancos brincam em zoológico da Holanda, após ficarem dez semanas em quarentena.

Quatro leões brancos puderam ser vistos pela primeira vez nesta sexta-feira em um zoológico de Rhenen, na Holanda. Os animais, descentes de leões raros originários na África do Sul, ficaram 10 semanas em quarentena no parque Ouwehands Zoo até serem liberados para brincar. As informações são da agência AFP.

O macho, chamado de Credo, é sete meses mais velho que as fêmeas, Ilanga, Bhandura e Luna, que têm dez meses, segundo informou o zoológico. De acordo com a WWF, os leões brancos não são uma espécie separada de leão, apenas possuem alteração genética que o fazem ser dessa cor.

publicado por Lugar dos Animais às 00:28
Sexta-feira, 11 DE Fevereiro 2011

Prevenção pode evitar gastos dos donos nas cirurgias

 

O cancro da mama é a doença oncológica mais prevalente nos animais de companhia e representa cerca de 50% das neoplasias em cadelas.

 

Luís Montenegro, médico veterinário, refere que “em Portugal há ainda um grande desconhecimento face aos tumores nos animais e à prevenção que pode ser feita, por exemplo no cancro da mama, o mais prevalente”. A esterilização do animal, em idade jovem e preferencialmente antes do segundo cio, não havendo objectivos reprodutivos por parte do dono, é uma das melhores formas de evitar o aparecimento deste tipo de cancro.

 

Segundo o veterinário “esta hipótese vai prevenir o sofrimento do animal e é também uma opção que sairá mais económica para o dono, porque evita tratamentos para o cancro, como a cirurgia e a eventual quimioterapia, que são muito dispendiosos.”

 

Se houver a intenção de criação, o dono deve estar atento a sinais que podem significar que o seu animal de estimação não está bem de saúde. Luís Montenegro explica que “é importante a vigilância rotineira da mama, verificar se há pequenos nódulos porque se o tumor for detectado quando tem o tamanho de um bago de arroz a cirurgia vai resolver o problema. O dono deve também controlar se há uma alteração súbita do comportamento que inclua perda de apetite; perda de vitalidade ou falta de vontade para se exercitar, para que o cancro seja detectado em fases iniciais e possa haver uma actuação atempada do veterinário.

 

A incidência de cancro nos animais de companhia aumentou, nos últimos anos, a uma grande velocidade e é já a causa de morte não acidental mais comum. Por esta razão, e por haver uma necessidade de actualizar e ampliar o conhecimento dos profissionais do sector, o VII Congresso Veterinário e o I Congresso de Enfermagem Veterinária, que decorrem entre os dias 12 e 13 de Fevereiro em Santa Maria da Feira, dedicam-se, exclusivamente à temática da oncologia nos animais.

 

O objectivo, segundo Luís Montenegro, que é também o organizador do congresso, “é fornecer ao médico veterinário e ao enfermeiro um conhecimento amplo sobre a oncologia, de maneira a que estes ofereçam uma correcta assistência quando se depararem com uma situação de cancro”.

 

O Congresso Veterinário e de Enfermagem Veterinária é o maior evento da área da saúde animal organizado em Portugal e recebeu o ano passado mais de 1200 congressistas, entre os quais esteve um número significativo de profissionais do sector internacionais. Luís Montenegro refere “este é um evento que tem vindo a promover a região do Grande Porto internacionalmente”.

Informação: Mariana Cabral

publicado por Lugar dos Animais às 20:09
Quinta-feira, 10 DE Fevereiro 2011

 

Dois raros guaxinins albinos foram fotografados em um zoológico de Charleston, nos Estados Unidos. Segundo o diretor do parque Magnolia Plantation and Gardens, os animais, chamados de Snowbal e Nell, são mansos, mas, por pertencerem a uma espécie selvagem, o contato com as crianças não será permitido. As informações são da agência AP.

O habitat natural da espécie são as florestas da América do Norte, porém Chris Smith afirmou que os guaxinins não estariam seguros no meio natural. Segundo ele, a falta de pigmentação os torna alvo fácil para os predadores.

Na foto os guaxinins albinos aparecem com outro animal da mesma espécie, que apresenta a coloração normal. De acordo com especialistas, a falta de pigmentação dos dois guaxinins é causada por um defeito genético.

publicado por Lugar dos Animais às 19:30

 

 

A informação é do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos

As morsas do Pacífico precisam de proteção extra, no caso de aquecimento global, mas não podem ser adicionadas à lista de animais ameaçados porque outras espécies são prioridade. A informação é do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

A elas, são reservadas outra lista. A que indica os animais cuja proteção é justificada, mas está impedida, explica o relações públicas Bruce Wood. A medida é legal e prevista pelo Ato de Espécies Ameaçadas.

"As ameaças a morsas são bem reais", diz Geoff Haskett, diretor regional do Serviço de Pesca e Vida Selvagem na região do Alasca.

"Mas seu grande número populacional e a habilidade para se adaptar a migrações [para terra ou para regiões com gelo] são bem menos terríveis do que outros animais em risco como é o caso dos ursos-polares", explica.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem tem até o próximo dia 31 para recomendar ou não a inclusão das morsas na lista de animais em risco, que será revista daqui a um ano. Haskett salienta, entretanto, que os animais não estão em um ranking muito favorável para constar entre os ameaçados.

Por causa do aquecimento, as morsas têm buscado refúgio em terras russas, no mar de Chukchi.

publicado por Lugar dos Animais às 19:16
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
pesquisar neste blog
 
arquivos
2011
2010
Contacto
lugardosanimais@sapo.pt
Publicação de Posts
Se quiserem ver algum post publicado neste blogue sobre animais e só enviarem para o e-mail.