Terça-feira, 22 DE Fevereiro 2011

Esta quarta feira, a Assembleia da República irá discutir uma petição, subscrita por 2.400 pessoas, que visa o fim do abate de animais saudáveis em canis e gatis municipais.

Segundo o texto da petição, os animais "doentes e idosos são os primeiramente escolhidos para abate", mas "é com bastante frequência que ocorrem nos canis e gatis municipais abates de tantas vidas de animais saudáveis e com imenso para dar se tivessem um dono".

Assim, os peticionários defendem a alteração do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de dezembro, que "aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ) e estabelece as regras relativas à posse e detenção, comércio, exposições e entrada em território nacional de animais suscetíveis à raiva".

A petição entrou na Assembleia da República a 15 de julho de 2010, tendo sido remetida para a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

O organismo solicitou esclarecimentos à Direção-Geral de Veterinária (DGV), que se pronunciou pela defesa da esterilização como "um meio eficaz para o controlo de populações, a par de outras medidas de sensibilização e formação dos detentores, a identificação eletrónica de todos os cães e o reforço das medidas legais relativas à detenção, alojamento, manutenção, circulação, criação e comercialização de animais de companhia, nomeadamente cães".

Segundo o relatório final da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local sobre a petição, o documento deve ser remetido ao ministro da tutela "a fim de tomar conhecimento do seu conteúdo e avaliar a necessidade de revisão legislativa e tomada de medidas administrativas necessárias para tornar eficaz o combate ao abandono de animais e prevenção de zoonoses.

publicado por Lugar dos Animais às 20:25

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
16
17
18
21
23
24
25
26
27
pesquisar neste blog
 
arquivos
2011
2010
Contacto
lugardosanimais@sapo.pt
Publicação de Posts
Se quiserem ver algum post publicado neste blogue sobre animais e só enviarem para o e-mail.